Escrito por Marcelo Lopes Máximo02 Abril 2013Acessos: 4079

15 Dicas para caminhar em cavernas

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

Em Minas Gerais existem diversas cavernas e o Caminhada Mineira tem em seu roteiro algumas caminhadas em grutas, mas, para se aventurar dentro de uma caverna é preciso tomar alguns cuidados, confira.


01- Nunca entre numa caverna sem a companhia de outras três pessoas, dentre as quais, um guia experiente.

02- Jamais arrisque escalar rochas ou descer abismos sem o equipamento necessário ou sem saber como usá-lo corretamente.

03- Em nenhum momento pode faltar luz, senão o explorador acaba preso na escuridão. Portanto, o acompanhamento de guias especializados é fundamental.

04- Previsões de chuvas e nuvens devem ser respeitadas. Em muitas cavernas passam rios que se enchem com facilidade. Dê preferência para estações de pouca precipitação, como o inverno, ou cavernas preparadas para o turismo.

05- Escolha roupas confortáveis, resistentes em tecidos de algodão (um macacão de frentista ou de mecânico, por exemplo). Para os pés, use um tênis para trekking ou semelhante. Não use tênis de solado liso.

06- Leve um agasalho extra, pois as travessias de rios são constantes e facilitam o resfriamento do corpo num ambiente normalmente úmido e de temperatura estável de 17 graus.

07- Antes de seguir em direção a alguma caverna, comunique a várias pessoas o local para onde vai sua expedição e horário previsto para o retorno.

08- O cuidado com a preservação é fundamental. Não se pode deixar sequer um papel de bala ali dentro. Também não é permitido levar souvenirs. Cada espeleotema cresce apenas 1mm por ano.

09- Procure relaxar antes de entrar numa caverna. Lembre-se de que estará num mundo de silêncio e escuridão, onde com cuidado se observará melhor cada detalhe.

10- Não retire ou quebre nada das cavernas, tomando cuidado especial com as formações (espeleotemas) que preenchem o teto, paredes e pisos destas. Ao caminhar, fique atento para não pisar em espeleotemas, quebrá-los ou esfumaçá-los com capacete, evitando ao máximo tocá-lo.

11- Não fume no interior das cavernas. A fumaça é prejudicial a esse delicado ambiente e às pessoas que o acompanham.

12- Qualquer tipo de resíduo orgânico ou inorgânico deve ser transportado para o exterior da caverna em sacos plásticos e depositados nos latões de lixo. Ex. carbureto já utilizado, pilhas, papéis, cascas de frutas, etc. Desta forma, tenha sempre sacos plásticos na sua bagagem.

13- Respeite a fauna cavernícola apenas observando-a: (aranhas, grilos, opiliões, morcegos, peixes, etc).

14- As cavernas apresentam obstáculos naturais. Não se arrisque, assim como não exponha pessoas inexperientes e sem preparo físico às situações de risco.

15- Caso você se perca na caverna, não se desespere, fique no local e aguarde por auxílio. O trabalho de resgate será facilitado se forem respeitadas todas as instruções.

Veja os roteiros de Caverna do Caminhada Mineira:

Adicionar Comentário
Saiba tudo sobre nossas novidades, lançamentos e serviços...