BH a Piedade do Paraopeba
Essa caminhada inicia às margens da BR 040 e vai até Piedade do Paraopeba (Distrito de Brumadinho).
O percurso total da caminhada será de aproximadamente 15 km. No início a trilha é mais aberta, por ela eventualmente passam ciclistas, motoqueiros e jeep.
No trajeto passa-se pela “Casa de Pedra ” , um forte feito com pedras enormes, com paredes de aproximadamente um metro de espessura, feita por escravos. Lembra as muralhas de um castelo da época medieval. A seguir se conhece uma estradinha de pedras, de aproximadamente 1km, feita por escravos e depois uma trilha mais fechada, na qual pode-se presenciar a transição da vegetação de cerrado para remanescente de mata atlântica. Nessa parte de coberta por remanescente de mata atlântica cruza-se um riozinho de água cristalina. Entra em uma nova trilha até o vilarejo de Piedade do Paraopeba.
O Distrito de Piedade do Paraopeba está localizado ao Sul de Belo Horizonte, no sopé da histórica Serra da Moeda, no município de Brumadinho. Hoje, todo o entorno do Distrito, passa por muitas transformações, mas ainda preserva áreas de mata atlântica e se prepara para receber turistas, mostrando sua história, cultura e as belezas e riquezas naturais. Um local que vale a pena ser visitado!
História:
Pela data da chegada dos bandeirantes, pelos idos de 1674, que a Vila de Piedade do Paraopeba é mais antiga que Ouro Preto, Mariana, Sabará e todas as outras cidades históricas de Minas Gerais e que possui uma igreja pré-barroca, do período missionário – jesuítico, inaugurada em 1713. Piedade do Paraopeba continua a fazer história, pois foi em seu território e cachoeiras, a primeira reunião de hippies do País, contestadores e pioneiros da nova ordem social, pelos idos dos anos 60.
Atrativos:
- Forte Casa de Pedra
- Vilarejo de Piedade do Paraopeba
- Trecho da Serra do Espinhaço
- Estrada construída por escravos
- Mirantes
O que levar:
- Mochila de ataque com uma muda de roupas extras
- protetor solar
- chapeu
- óculos escúros
- anorak
- sacos impermeáveis
- chinelo e roupa de banho
- Lanche de trilha (barra de cereais, chocolate, frutas, sanduiche natural etc...)
- Pelo menos 1 litro e meio de água ou isotônico
- Máquina fotográfica e celular
- Bota de trekking com 1 par de meias grossas
- calça de trekking e camiseta (de preferência em material sintético)
- Documento de identidade e dinheiro para emergência e/ou compra de artesanatos e produtos da região.
Curiosidades:
Paraopeba, de origem indígena, na língua tupi, significa rio do peixe chato.
Ruína da fundição clandestina de ouro (Casa de Pedra) - No alto da Serra da Moeda, construída em 1730, onde se cunhavam moedas de ouro no intuito de sonegar o quinto real. Originou-se daí o nome da Serra.
Fonte: http://www.ferias.tur.br/informacoes/3598/piedade-do-paraopeba-mg.html
Comentários (1)
-
Visitante (wilber olimpio leandro)
Link Permanenteoi ola gente boa Marcelo Pereira há quanto tempo Mano aqui é ô Amigo de Beatriz dos Anjos por favor preço deste Roteiro e do Uaimii desde já agradeço pela atenção abraços ae pra turma de Caminhadamineira muitos Anos de Vida gostei curti aqui ô site ta fino no grau
0 Curtir