03 Abril 2013Acessos: 1403

Como saber se a cobra é venenosa

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 3.50 (2 Votes)

Dos animais peçonhentos, a cobra é a menos perigosa para o homem. Piores do que ela, estão a Tarântula e a Aranha Marrom.

A maioria das espécies de cobras são de hábitos noturnos e possuem movimentos lentos. Sendo assim, a maior chance de ser picado por uma cobra venenosa é quando se pisa nela. Esta é a razão porque a maioria dos acidentes com picadas acontecem na perna, até a altura do joelho. Dessa forma, o equipamento de proteção individual mais indicado em caminhadas ecológicas é a bota.

Acidente com picada de cobra. Como proceder?

O reconhecimento de serpentes peçonhentas é de suma importância, pois no caso de uma picada há a necessidade de se informar as características desta para que o tratamento seja aplicado com eficácia.

A eficiência da terapêutica é muito maior com um soro específico do que com soros multivalentes. Assim, se o acidente for com cascavel é muito melhor injetar no paciente soro especificamente anticrotálico, do que um soro polivalente.

A pessoa acidentada informando corretamente ao médico o tipo de cobra que o mordeu, receberá uma terapêutica muito mais eficaz. No caso de dúvidas, lhe será administrado soro polivalente de menor eficiência para combater o veneno ofídico.

Sendo assim, até que haja um meio eficiente e sem riscos de diagnosticar o tipo de veneno nos centros médicos e postos de saúde, é importante que a vítima seja capaz de informar a espécie (pelo menos o gênero) de cobra que a mordeu: jararaca, cascavel, surucucu ou coral. Levar o ofídio até o centro médico é uma ótima idéia, desde que a captura  não resulte em novas mordidas. 

Informações básicas para saber se a cobra é venenosa:

CARACTERÍSTICA

VENENOSA

NÃO VENENOSA

CABEÇA

TRIANGULAR

ARREDONDADA

OLHOS

PEQUENOS

GRANDES

FOSSETA (orifício entre os olhos e a narina)

TEM

NÃO TEM

DESENHO DAS ESCAMAS

IRREGULARES

SIMÉTRICOS

CAUDA

AFINA RAPIDAMENTE

AFINA GRADATIVAMENTE

DENTES

2 PRESAS

PEQUENOS E IGUAIS

PICADADA

2 MARCAS MAIS PROFUNDAS

ORIFÍCIOS PEQUENOS E IGUAIS

Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado