Escrito por Marcelo Lopes Máximo03 Abril 2013Acessos: 2020

Como distribuir o peso na mochila

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (1 Vote)

Uma arrumação estratégica da carga no interior de uma mochila pode influenciar sensivelmente sobre o ritmo de sua marcha, resistência e aproveitamento da atividade. Geralmente, você se sentirá melhor se transferir a carga da mochila para a estrutura óssea do quadril.

Durante a caminhada por trilhas ou terrenos mais fáceis, a carga mais pesada deve ser acomodada na parte superior da mochila, a partir da altura dos ombros e bem justa e próxima às costas, para que a maior parte do peso recaia sobre o quadril.

Em terrenos mais difíceis e acidentados, modifique sua estratégia de arrumar a mochila. Acomode os elementos mais pesados um pouco mais abaixo e mantenha as costas bem justas a mochila. Isso distribuirá a maior parte do peso entre os ombros e o quadril, porém descerá o seu centro de gravidade, permitindo que mantenha o seu equilíbrio mais facilmente.

Além da distribuição da carga da mochila, outro fator importante é o rápido acesso aos elementos em seu interior. Gorros, óculos de sol, mapas e repelentes são preferíveis nos bolsos externos, ou até mesmo nos bolsos da jaqueta. Evite carregar objetos “pendurados” na parte externa da mochila. Além de não protegê-los, isso pode causar desconforto quando caminha-se por trilhas mais fechadas.

Estabeleça um sistema para manter seco o conteúdo da mochila. Por mais que o material das mochilas seja resistente a água é comum que exista uma infiltração decorrente das costuras, zíperes e bolsos da mesma. Acomode seus pertences em bolsas ou sacos plásticos, dividindo-os (ex.: saco de dormir em um saco ou bolsa e agasalhos em outra). Essas divisões, além de manter seco os elementos, facilitarão sua organização e acomodação.

Vale lembrar que a capa de mochila é um recurso muito eficaz para protegê-la contra abrasões e atritos, entretanto não é uma proteção contra chuva.

Adicionar Comentário
Saiba tudo sobre nossas novidades, lançamentos e serviços...