03 Abril 2013Acessos: 1550

Trekking, primeiros passos.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.20 (5 Votes)

Estar em contato direto com a natureza, vencer desafios, ver e fotografar belas paisagens, respirar um ar puro e tomar um banho de cachoeira. Esses são alguns dos muitos atrativos na prática do trekking. Por mais simples que pareça, porém, este esporte demanda também tempo para aprendizado. Por isso, estar atento e disposto a aprender com tudo é fundamental.

Uma das maneiras de você iniciar na prática do esporte é fazer sua primeira trilha, de preferência, uma trilha leve, com um  grupo especializado neste tipo de passeio. Essa é a maneira mais correta e segura de você sentir o seu ritmo, as suas necessidades e as dificuldades em uma trilha. Mesmo contando com o auxílio dos guias, procure prestar atenção no caminho e nas soluções dadas aos problemas que surgirem. Essas informações serão muito úteis para os seus próximos passeios. 

Depois deste primeiro passo, procure manter uma regularidade de passeios, aumentando o nível de dificuldade das trilhas e roteiros diversificados. Busque o máximo possível de informações sobre o lugar, o tamanho da trilha, as dificuldades, etc. 

É importante que, desde a primeira trilha, você entenda a importância de planejar. Veja quais serão as suas necessidades, faça uma lista dos equipamentos necessários, escolha uma bota confortável a alimentação e lembre-se de hidratar-se com frequência. Quando planeja, o trekker já está iniciando a aventura.

Nunca vá sozinho - A regra fundamental de segurança no trekking é: nunca vá sozinho fazer uma trilha. O número mínimo ideal de pessoas em um grupo é de três pessoas. Desta forma, você terá quem ajudá-lo e quem possa procurar ajuda caso encontre algum problema no meio da trilha.

Outro quesito importante para evitar que um passeio tenha um final pouco agradável é a humildade. Entenda os seus limites, vá com calma e não tente mostrar aos outros que pode fazer isso ou aquilo. Apenas perceba se pode e, se encontrar dificuldades, saiba pedir ajuda.

Tomando todos esses cuidados, você poderá começar a aproveitar os desafios e belezas das trilhas. E ser bem vindo ao mundo do trekking! 

Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado